27 de dezembro de 2019

As cicatrizes físicas de John Frusciante após o período de abusos


John Frusciante viveu acima do inferno entre 1992 e 1997, em um período de grande abuso de drogas e que deixou cicatrizes físicas em seus braços e pernas. Essas cicatrizes são responsáveis pela deformação ou até mesmo o desaparecimento de grande parte das tatuagens de Frusciante e até hoje geram discussões e lendas sobre como foram causadas. Nessa publicação, buscamos todas as citações seguindo o motivo contado por John Frusciante em 2000.


"Acho que é a primeira vez em um vídeo que eu mostro os braços desde que ficaram cheios de cicatrizes, porque meus braços tem muitas cicatrizes. Acho que as pessoas estão sempre se perguntando, por isso é melhor eu dizer logo que o motivo pelo qual meus braços ficam desse jeito é por causa dos abcessos que resultaram de eu ter injetado grandes quantidades de drogas. Os resultados poderiam ter sido muito piores, por isso fico feliz de ter as cicatrizes por um período da minha vida em que eu estava vivendo de uma maneira destrutiva, como se eu fosse um sinal daquilo que passei, e hoje em dia, eu estou, sabe, levando uma vida saudável e cuidar do meu corpo é muito importante pra mim. Mas, olhando para eles aqui, parece que os meus braços melhoraram desde aquela época, então é bom ver isso." 
- John Frusciante comentando o videoclipe de Californication em 2000

"Eu gosto do [protetor solar de fator] 45 pelos meus braços. Meus braços estão em mau estado. [...] Na verdade, isso é mais [causado pela] cocaína do que [pela] heroína. A cocaína você fica injetando a cada cinco minutos. É isso que ela fez comigo."
- John Frusciante em entrevista para a SPIN em agosto de 2002


Seus pés, tornozelos e pernas são cravejadas com queimaduras de cinzas de cigarro sem filtro Camel que caíram despercebidas em sua pele, que também tem hematomas, feridas e cicatrizes.
- Matéria do LA Weekly em 12 de dezembro de 1996

"O simples fato de que John permaneceu vivo é um milagre em si. Ele pesava menos de 40 quilos e tinha perdido todos os dentes na boca de tanto injetar heroína. Ele tinha uns 27 ou 28 anos mas parecia um velhinho. John também nunca aprendeu como achar uma veia, então ele acertava o músculo toda vez que se injetava. Isso deixou cicatrizes permanentes em seus dois braços. Dos pulsos até os ombros - ambos os braços eram 91% cicatrizes."
- Marcus Lebov que vivia com John Frusciante e Meg Holliday, em 1997, em postagem no Paparazzi Porn em junho de 2013

Há algumas revistas que eu falarem sobre o assunto dizem que John Frusciante queimou os braços enquanto cozinhava cocaína ou até mesmo quando apagava o fogo de sua casa - contudo, como publicado acima, esses não foram o motivo.

"Sim, ele tinha injetado [durante a entrevista]. Depois da primeira fita (a entrevista foi feita em várias gravações de 40 minutos) tivemos que mudar de fita. Paramos a câmera e falamos que iríamos trocar a fita. Então ele foi para outro quarto, voltou dez minutos depois, acho que ele estava com uma camisa diferente, e seus braços estavam sangrando, sabe? Ele tinha enfiado uma agulha no braço. Ele parecia não se importar sobre o sangue em sua camisa, sabe, de tentar achar a veia. Eu não sei muito sobre drogas, mas posso te dizer que durante tudo ele estava num estado bem alterado. Com certeza estava influenciado. Ele também estava fazendo aqueles alongamentos demais. Estalando seus ossos. Ele fazia aqueles movimentos e, em certo momento, se tornou uma combinação estranha, sabe? [...] Sim, [era] assustador. Ele estava chapado, fazia aquilo, se alongava, era estranho. Definitivamente ele tinha injetado heroína durante a entrevista. Ele foi ao outro quarto para usar."
- Bram Van Splunteren que entrevistou John Frusciante pelo canal holandês VPRO em 1994

Além dessas cicatrizes, Frusciante perdeu todos os seus dentes e precisou fazer implantes dentários e reparos na maxila e na mandíbula.

Seus dentes superiores já quase não existem. Eles foram substituídos por pequenas fatias amareladas que às vezes aparecem na gengiva podre. Os dentes inferiores, finos e marrons, parecem que vão cair quando ele tosse forte. Seus lábios estão pálidos e secos, cobertos de cuspe espesso que parece cola. Seu cabelo está raspado até o crânio; suas unhas, ou os espaços em que elas costumavam estar, estão escurecidos de sangue.
- Matéria do LA Weekly em 12 de dezembro de 1996

John, quanto custou para consertar os dentes?

"Definitivamente, custou muito, algo em torno de $ 70.000. Isso foi o que ouvi em todo caso. Demorou muito tempo para consertar, talvez alguns anos. Eles tiveram que tirar ossos do meu quadril para substituir minhas gengivas. Não foi agradável. Mas valia a pena passar por toda essa dor. Eu estava convencido de que teria que viver a vida sem dentes. Agora eu tenho dentes. Eu estou feliz."
- Q Magazine - Abril de 2003

Frusciante não só se desintoxicou das drogas ao ir para clínica de reabilitação, ele também se submeteu a reparar os estragos que ele provocou no seu corpo durante os anos de abuso. Embora originalmente suas cicatrizes fossem atribuídas ao fogo, as marcas que cobrem seu braço vem da remoção de abcessos que surgiram por injetar drogas. Ele também gastou $70.000 com implantes de dentes e reparos na mandíbula.
- Matéria da Ranker em setembro de 2017

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...