17 de julho de 2016

Ibanez WH-10 e o dossiê dos pedais de wah usados por Frusciante


O WH-10 é um pedal de wah wah lançado pela Ibanez em 1987 e relançado posteriormente três vezes (V1 preto em 1993, V2 em 2009 e a V3 em 2019) - que ganhou visibilidade aos pés de John Frusciante no Red Hot Chili Peppers. O pedal apenas com um knob de profundidade (que permite controlar a intensidade do efeito) e uma chave para alterar as frequências do pedal para ser usado na guitarra (350Hz a 2.2kHz) ou no baixo (175Hz a 1.1kHz), ele se tornou um pedal wah extremamente versátil e com muitas possibilidades de sons. As primeiras três versões do pedal ainda possuem uma saída Dry Out (sem o efeito) e todos eles operam pelo circuito op-amp (operacional ampliflier) que possibilita um sinal de saída ideal para que o ganho do efeito não diminua quando o pedal é acionado.



WH-10 - AS QUATRO VERSÕES DO PEDAL:


AS VERSÕES USADAS POR JOHN FRUSCIANTE:

Ibanez WH-10 V1 - A primeira versão foi fabricada entre 1987 e 1993 - com carcaça de plástico na cor cinza e com o logotipo verde - foi feito no Japão.

Ibanez WH-10 V1 (Black Model) - A segunda versão (feita para substituir a primeira versão) foi fabricada entre 1993 e 1996 - com carcaça de plástico na cor preta e com o logotipo roxo - feito no Japão. Essa versão possui uma modificação que deixa o boost do pedal mais sútil, o boost excessivo foi um problema notado pelos usuários da primeira versão do pedal.



AS VERSÕES POSTERIORES:

Ibanez WH-10 V2 - A terceira versão foi fabricada entre 2009 e o final de 2011 - com uma modificação na carcaça que agora foi feita de ferro na cor cinza e com o logotipo verde - esse pedal foi lançado como uma reedição da primeira versão só que agora feito na China. Essa versão possui um boost excessivo e gera perda de sinal na cadeia, o que são considerados problemas para a maior parte dos usuários - esses que chegam a modificar o pedal para resolvê-los, adicionando um knob de volume e transformando o sistema do pedal em true bypass.

Ibanez WH-10 V3 - A quarta versão começou a ser fabricada no final de 2019. Essa versão segundo a Ibanez possui o mesmo circuito da versão original apenas duas atualizações: uma carcaça de metal muito resistente (idêntica ao da V2 mas agora na cor preta) e um novo recurso de bypass comutável (true bypass ou buffer) que toma o lugar da saída Dry Out - essas mudanças vem com resposta das criticas recebidas pelas versões anteriores do wah.

IBANEZ WH-10 - POR: JOHN FRUSCIANTE

"Quando eu entrei nos Chili Peppers pela primeira vez, a Ibanez foi bem legal e me deu o pedal de wah junto com duas ou três guitarras. Eu toquei as guitarras por um tempo mas a banda - e com isso estou falando do Anthony e do Flea - foram totalmente contra, e então quando eu passei a tocar as Stratocasters da Fender, eu destruí as guitarras Ibanez no palco só pra deixar eles felizes - mas eu definitivamente guardei o pedal de wah!"
 - Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016

Popularizado por John Frusciante em 1988 quando entrou para os Chili Peppers - esse wah se tornou sua marca registrada. Usado na gravação de Mother's Milk e BSSM em sua primeira versão (V1) esse wah o ajudou a alcançar grandes timbres e foi utilizado durante as duas turnês.

"[Em Mother's Milk] Eu uso um pedal de wah-wah da Ibanez [Nota JF effects: Ibanez WH-10], porque ele tem uma gama de sons mais ampla do que os outros wah."
_
- Guitar - Fevereiro de 1991
"Eu gosto desse Ibanez, porque você pode fazer ajustes sem desmontá-lo, e ele tem uma configuração de baixo que soa mais como um envelope filter do que um wah."

- Guitar Player - Outubro de 1991  
"Então eu consegui o Ibanez e ele soava ótimo. Ele tem um knob de profundidade que eu quase sempre mantinha no máximo, mas que também pode lhe dar um som mais sutil e suave, e um modo Guitarra/Baixo que lhe dá graves mais poderosos no modo Baixo. Os agudos sempre são mais fortes, não importa qual configuração você use, e ele tem tanto um boost de volume quanto um boost de EQ. Acho que a primeira vez que usei o modo Baixo num disco foi em "Naked In The Rain" do álbum "Blood Sugar Sex Magik".
 - Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016 



Em 1998, após a volta de John Frusciante a guitarra e aos Chili Peppers - ele adquiriu a segunda versão (V1 preto) do pedal (que naquela época ainda era encontrada nova) e gravou o álbum Californication de 1999 - e o usou na turnê de 1999 a 2001.

GP: Qual é o wah-wah na introdução de Get On Top? 
_
JF: É o pedal WH-10 da Ibanez. Eles não o fazem mais, mas é o único wah que eu uso, pois não gosto de outros.
_
GP: Qual é a diferença? 
_
JF: Os outros wah-wahs parecem cortar o volume pela metade e o timbre não é tão gordo - fica menor. Com o pedal da Ibanez, o som permanece grande, e o aparelho tem um alcance bastante amplo. Possui também uma chave para baixo ou guitarra. Em Get On Top, usei o ajuste para baixo. O solo em I Like Dirt foi tocado com a chave na posição para guitarra."
_
- Guitar Player - Setembro de 1999

Para os álbuns By The Way de 2002 e Stadium Arcadium de 2006 e as turnês, Frusciante usou quase que unicamente a primeira versão (V1) pedal, com a exceção de que em alguns shows da turnê de By The Way ele foi visto com a segunda versão (V1 preto) do pedal

"Usei o WH-10 na música Don't Forget Me, mas não há tanto wah em By The Way como nos álbuns anteriores. Eu só o liguei e o mantive em uma posição aguda. Eu realmente só precisava de um pouco de wah para essa música."
- Total Guitar - Agosto de 2002

"O Ibanez WH-10 é o meu wah padrão desde Blood Sugar Sex Magik. Eu não acho que há um wah melhor que ele. Quando estávamos fazendo o álbum Stadium Arcadium, havia tanto wah nas canções que pensei em usar uma variedade maior de pedais - mas não houve um que chegou perto da Ibanez. Há alguns Cry Babys que são legais, mas para mim, eles não soavam tão bons, porque eu os uso muito em feedbacks. Eu queria algo que quando eu o colocasse em uma posição, uma nota vai realimentando a outra, e quando eu o colocasse em outra posição, ele faria a mesma coisa. Somente com o Ibanez eu consegui isso, porque ele tem uma faixa de freqüência mais ampla que os demais."
_
- Vintage Guitar - Abril de 2009

"E na canção "Hey" do "Stadium Arcadium" existem dois solos legais com o pedal de wah sem distorção, então dá pra escutar o som do wah puro."
- Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016

"Também, quando eu estava nos Chili Peppers, se eu ficasse de frente pro meu microfone, mais ou menos a uns 6 ou 9 metros de distância dos meus amplificadores, geralmente eu não conseguia ter feedback, e eu tinha que andar até ficar perto dos meus amps. Mas no segundo que eu ligasse o Ibanez, eu conseguia um feedback muito forte, e eu podia mover o wah e conseguir vários harmônicos de qualquer nota que estivesse soando, dependendo de onde eu o tivesse colocado no set. Algo que Frank Zappa costumava fazer muito era manter o seu wah em uma única posição, ou movê-lo apenas levemente, só pra conseguir um certo timbre, e com o Ibanez você pode tirar uma enorme variedade de timbres mesmo mantendo-o no mesmo lugar. É o pedal de wah mais excitante que eu já tive. É claro, grande parte do meu som ao vivo era tocado por dois stacks Marshall, e isso realmente muda a forma como qualquer pedal de efeito vai responder e soar."
- Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016

"É fácil de quebrá-lo. Por exemplo, da última vez que os Chili Peppers estiveram no Saturday Night Live, no clímax de uma canção que tocamos, eu pisava no pedal de wah para um ganho extra. Eu mantinha o pedal na posição de agudo só pra tocar bem rápido e sujo, mas eu acabei pisando muito forte e o quebrei. Eu quebrei vários deles no palco, e agora só tenho um, mas na verdade eu nem o uso mais. Nos Chili Peppers eu estava tocando como Jimi Hendrix e eu parei de fazer isso quando saí da banda."
- Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016

O Ibanez WH-10 também foi amplamente utilizado na sua carreira solo.

GM: Nós podemos ouvir o som de um "wah", sendo tocado nas partes importantes deste álbum [The Empyrean]... Você usa seu Pedal Ibanez WH-10, ele é o seu favorito?
_
JF: Eu usei outros pedais, mas o meu preferido é o WH-10."
_
- Guitar Magazine - Japão - Fevereiro de 2009 

Frusciante recentemente relatou que só possui um WH-10 e que nem o usa mais.
"É fácil de quebrá-lo. [...] Eu quebrei vários deles no palco, e agora só tenho um, mas na verdade eu nem o uso mais. Nos Chili Peppers eu estava tocando como Jimi Hendrix e eu parei de fazer isso quando saí da banda."
- Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016 



Dave Lee conversou sobre o WH-10 com a John Frusciante effects:

Muitos guitarristas estão numa busca sem fim pelo timbre de guitarra do John. Em 2010, a Ibanez fez uma reedição do WH-10, “o timbre de wah dos Chili Peppers”. No entanto, essa versão V2 teve muitos problemas para alguns de seus usuários. Frusciante usava a primeira versão do pedal [o V1 cinza, feito entre 1987 e 1993, e um preto (que eu chamo de V1/2) feito entre 1993 e 1996]. Ele teve algum problema com esse pedal além da carcaça de plástico? Existe alguma grande diferença entre essas duas versões que ele usava?
"Esses WH-10 eram o meu maior problema. O principal problema era que o plástico sempre quebrava. Ele simplesmente não gostava do som da versão nova com uma carcaça de metal."
- Dave Lee, John Frusciante effects - Dezembro de 2016



OS OUTROS WAH WAHS USADOS POR JOHN FRUSCIANTE:


- MORLEY POWER WAH
O primeiro pedal de wah wah de John Frusciante foi um Morley Power Wah, ele o considerava um pedal legal.
"Quando eu era um garoto, o primeiro pedal de wah que eu tive foi um Morley Power Wah, e ele era bem legal. Você podia pisar bem fundo nele e o filtro que havia era bem forte. Depois dele eu tentei o Cry Baby e alguns outros pedais de wah e todos eles pareciam fracos. Eles também passavam do grave pro alto muito rápido, quase sem espaço entre os dois, e os filtros deles não eram tão fortes."
- Music Aficionado - Barry Cleveland - Setembro de 2016 

- DUNLOP CRY BABY 535Q
Frusciante chegou a usar o Dunlop Cry Baby 535q junto ao WH-10 na turnê de By The Way em 2004, mas isso durou pouco tempo e nem o próprio Dave Lee lembra - mas existe uma foto que registra isso.








- DUNLOP CRY BABY DIME CUSTOM DB-02
Já na gravação de Stadium Arcadium, Frusciante usou também o Dunlop Cry Baby DB-02 Dime Custom para ter uma maior gama de  timbres de wah.
"O modelo de Dimebag [Jim Dunlop Crybaby Dime Custom DB-02] foi outro que eu usei em certos pontos do álbum. Eu não gosto tanto como o Ibanez, mas é o melhor que eu encontrei."
- Total Guitar - Agosto de 2006

- XOTIC XW-1 LIMITED EDITION 
Em 08 de fevereiro de 2020, no primeiro show após o segundo retorno ao Red Hot Chili Peppers, Frusciante substituiu o WH-10 pelo Xotic XW-1 Limited Edition.











CURIOSIDADE:

Ibanez WF-10 - Além do WH-10 V1, a Ibanez fabricou entre 1987 e 1996 o WF-10. O WF-10 é bem semelhante ao WH-10 V1 só que com o efeito de fuzz. Nele ao invés da chave conter a opção de guitarra ou baixo, foi colocado o liga ou desliga do fuzz, e onde controlava o depth controla a intensidade do fuzz e o dry out foi convertido em uma saída para footswitch (que tem a mesma função da chave - ligar e desligar o fuzz). O depth do wah e o nível do fuzz são controlados na parte inferior do pedal.







Pesquisa e texto: Raphael Romanelli



Um comentário:

  1. Muito bom! Queria saber porquê Flea e Anthony foram contra ele usar Ibanez.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...