9 de janeiro de 2020

Descubra sobre as guitarras verificadas por Dave Lee a pedido de Frusciante


John Frusciante pediu para que Dave Lee verificasse como estavam suas Fender Stratocasters no último encontro que tiveram em 13 de novembro - conforme o técnico nos informou em um rápido contato. As guitarras conferidas por Lee foram quatro strats, as mesmas usadas na sua última estadia com o Red Hot Chili Peppers, "duas sunbursts, a vermelha e a branca".


1962 Fender Stratocaster

Esta Fender Stratocaster de 1962 foi dada como um presente a John Frusiante por Anthony Kiedis - como o mesmo conta em sua autobiografia Scar Tissue - depois que Frusciante voltou para os Chili Peppers em 1998.
"O problema principal era que John não tinha sequer uma guitarra. Então fomos ao Guitar Center e comprei-lhe uma excelente Stratocaster 1962."
- Anthony Kiedis - Scar Tissue - 2004
Possui o número de série 84153.
"Quando os caras me perguntaram sobre se reunir novamente a banda eu disse que que precisava então de uma Stratocaster. Com isso Anthony me emprestou algum dinheiro e fomos a Guitar Center e eu comprei uma '62 com a escala em rosewood - e eu a usei em praticamente todas as faixas de By The Way." 
- Guitarist Maganize (UK) - Junho de 2003

Ela foi a guitarra mais utilizada por John Frusciante no período pós-1998 que ele esteve com o Red Hot Chili Peppers, tendo o desgaste na pintura constante desde sua compra.
Qual guitarra é mais importante para você, sentimentalmente?
"A Strat '62."
- Vintage Guitar - Abril de 2009
A guitarra mantida é quase toda original, a não ser pelas modificações listadas abaixo:

- Captadores Fender American Standard
Quando comprada ela tinha os captadores originais, entretanto, Frusciante os substituiu em 1998 ou 1999. Frusciante acreditava que os novo seram Seymour Duncan SSL1 - inspirado pela descoberta do uso deles na sua Fender Stratocaster 1955 - entretanto, Dave Lee (técnico de guitarra de Frusciante na época) revelou a John Frusciante effects que na verdade eram captadores Fender os mesmo usados nas guitarras American da época.
Ele falou numa entrevista que tinha substituído os captadores da sua Strat de ’62 por Seymour Duncans SSL-1 (como em sua Strat de ’55). Exista alguma coisa além disso? Quando isso ocorreu?
"Eu me lembro de ler isso e de perceber que o John estava errado nessa entrevista (eu nunca disse isso a ele). Nós estávamos experimentando com um número de captadores diferentes na época. E ele deve ter se confundido. Os captadores que colocamos (e John nunca soube disso) eram captadores Fender de Stratocaster, novos e originais de fábrica. Os mesmos que a Fender estavam colocando em suas novas American Fender Strats, na época (aposto que você não estava esperando isso)."
-Dave Lee, John Frusciante effects - Dezembro de 2016
"Eu tinha a '62 com os captadores originais, e então eu tive a '55 com os Duncans, e o som era muito similar. As diferenças tinham mais a ver com as guitarras do que com os captadores. Eventualmente, coloquei os Duncans na '62 também." 
- John Frusciante, Vintage Guitar - Abril de 2009
- Escudo

O original continha a abertura do tensor e o parafuso centralizado entre os captadores do braço e do meio. Entre abril e junho de 2003, o escudo original foi substituído por um característico das stratocasters pós-1964 (em 1963 foi o ano de transição, existindo strats com os dois tipos de escudo) - possivelmente, não foi trocado apenas os captadores e a data foi posterior a lembrada por Dave Lee.
"Foi em 1998 ou 1999 que eu instalei esses captadores. Eles eram qualquer que seja o captador padrão da Fender da época."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Dave Mail 10 - Janeiro de 2016
- Tarraxas Kluson
Frusciante usa em todas as suas stratocasters as tarraxas Kluson.
"Eu troco as cordas de cada guitarra em cada nova apresentação. As guitarras do John são todas comuns, e eu tenho um método particular de travar as cordas na tarraxas Kluson."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Guitarist Magazine (UK) - Junho de 2003
- Straplock Schaller
"Em todas as guitarras são usadas as correias pretas Levy's e o straplocks da Schaller."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Guitarist Magazine (UK) - Junho de 2003
John Frusciante a utilizou ao vivo pela última vez em 10 de julho de 2010, em uma apresentação com o Swahili Blonde que marca sua última apresentação ao vivo até a data.





1955 Fender Stratocaster

A segunda guitarra favorita de Frusciante, ela é uma Stratocaster Sunburst em dois tons, com escala em maple - ela possui captadores Seymour Duncan SSL1. Ela é usada nos Chili Peppers em canções como "The Zephyr Song", "Scar Tissue" e "Dani California".

O número de série dessa strato é 6793.

Possui as seguintes modificações:

- Captadores Seymour Duncan SSL1 
"Minha '55, eu comprei de um especialista, que insistiu que eu a abrisse para ver se os captadores eram originais. Ele e as pessoas da loja pensavam que eles eram originais. Então, anos depois descobrimos que eles não eram originais e sim Seymour Duncan's SSL1."
- John Frusciante - Vintage Guitar - Abril de 2009
- Tarraxas Kluson
Frusciante usa em todas as suas stratocasters as tarraxas Kluson.
"Eu troco as cordas de cada guitarra em cada nova apresentação. As guitarras do John são todas comuns, e eu tenho um método particular de travar as cordas na tarraxas Kluson."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Guitarist Magazine (UK) - Junho de 2003
- Straplock Schaller
"Em todas as guitarras são usadas as correias pretas Levy's e o straplocks da Schaller."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Guitarist Magazine (UK) - Junho de 2003
Essa guitarra possui um dano na madeira da parte inferior do braço entre as casas 18 e 19 advindos de um tombo causado por Anthony Kiedis.
"Nós estávamos gravando nos estúdios Ocean Way, em Hollywood. A '55 estava em um banco no saguão do estúdio. Anthony Kiedis a pegou e começou a dedilhar nela. E depois que ele terminou, ele a colocou em pé no sofá (ao invés do banco). Então ela deslizou, caiu do sofá e bateu no canto de uma mesa. Eu não pude acreditar.

Ninguém deu uma bronca no Anthony porque todo mundo naquela sala, a não ser eu, teria feito a mesma coisa. Lol. Eu levei-a para a Eric's Guitar Shop em Panorama City. Ele a consertou."

- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Dave Mail 106 - Outubro de 2017
 


1961 Fender Stratocaster

John Frusciante começou a usar essa guitarra em meados da turnê de Stadium Arcadium, principalmente como um apoio para o sua Stratocaster '62 - depois que a 1961 Fender Stratocaster Olympic White começou a ser usada por Josh Klinghoffer que foi músico de apoio dos Chili Peppers em 2007.

Ela é uma Red Fiesta '61 com a escala em rosewood. Essa guitarra foi adquirida na Guitar Center junto a Olympic White de '61 em 2004. As duas foram mantidas originais.

É a sua terceira guitarra favorita - segundo o próprio em entrevista a Vintage Guitar em abril de 2009.
"Minha Strat principal é uma Sunburst ’62, minha segunda favorita é uma Sunburst ’57 (na verdade uma ’55) e minha terceira é uma Red ’61. É interessante, a relação entre o tom quando você toca uma guitarra elétrica acusticamente e quando você toca através de um amplificador. Há definitivamente uma correlação entre como ele soa acusticamente e como ele soa através de um amplificador. Esta é minha guitarra de som mais acelerado, acusticamente e plugada. É muito acerca da maneira como ele vibra quando você toca notas diferentes. Naquela guitarra, há certas lamúrias onde você ouve um som refletido. Ela tem que fazer com as origens no passado, mas é interessante como algumas guitarras têm certos pontos de acesso nelas e certos locais parece que vibram mais que outros. É tudo coisa que dá a ela personalidade. Eu gosto de trabalhar e explorar coisas assim. Ela te dá um caminho para a viagem ao invés de apenas ter todas as opções e nenhum lugar para ir. É como ter uma liberdade sem limites, mas não saber o que fazer com ela."
- John Frusciante - Vintage Guitar - Abril de 2009
Essa guitarra foi repintada pela Fender antes de ser vendida em 1961 - possivelmente sua cor original era Olympic White ou essa cor inferior é apenas a base branca usada na madeira antes da pintura.
"Strat vermelha. Guitarra muito rara. Pintura original de fábrica. Mas tem uma outra cor embaixo. A fábrica da Fender disse que isso de pintar uma cor por cima de outra cor acontecia as vezes no começo da Fender. E essa guitarra é um exemplo disso."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Dave Mail 99 - Julho de 2016

Ela possuía cinco molas na ponte - conforme foto tirada em 2007.




1963 Fender Stratocaster

Essa Olympic White de 1963 e com escala em rosewood foi primordialmente alugada por John Frusciante de Andy Brauer. Na época ele amou a guitarra e resolveu comprá-la. A guitarra já havia passado por um novo acabamento antes de ser alugada para ele - o que faz com que ela se desvalorize - mas como o aluguel dava muito dinheiro para Andy, John acabou pagando mais caro do que ela realmente valia.

Ela foi pouco usada ao vivo - sendo substituta da Strat '62 nos dois shows da turnê sul-americana de 2001 (Rock in Rio III no Brasil e um show na Argentina). Ela também pode ser vista no videoclipe de "By The Way" em 2002.

"Eu tenho uma Stratocaster Olympic White do inicio dos anos 60 que eu aluguei há um tempo, por algum motivo, e eu tinha me divertido tanto em toca-lá que eu a comprei. Mas ela acabou não sendo tão boa como as minhas outras guitarras, é o tipo de guitarra que você pode se divertir um pouco, mas ela não é tão prática. Se você quebrar uma corda e alguém te dá essa guitarra você não vai ser capaz de fazer a mesma coisa que estava fazendo."
- John Frusciante - Vintage Guitar - Abril de 2009
John Frusciante possuía outra Fender Stratocaster Olympic White de 1961 (muito utilizada ao vivo por Frusciante entre 2005 e 2007 e por Josh Klinghoffer quando foi guitarrista de apoio dos Chili Peppers em 2007), porém, ela foi dada para Zach Irons no final da década de 2000.
"A Strat branca [de 1963, usada na turnê sul-americana de 2001 e no videoclipe de "By The Way"] foi alugada do Andy Brauer (eu não lembro o motivo). John se apaixonou por ela. O problema é que, esse aluguel de guitarras dá muito dinheiro ao Brauer. John a queria. E Brauer não queria vendê-la. Tecnicamente, a guitarra não tinha um valor especial pois tinha recebido um novo acabamento. Mas John não se importou com isso. Se ele gosta de uma coisa, ele gosta. Ele pode pagar, então... Basicamente, John pagou muito mais que o valor dela. [Ele tinha uma outra Stratocaster Olympic White - que era de 1961 - usada por ele a partir de 2005 e por Josh Klinghoffer na guitarra de apoio da turnê do Stadium Arcadium] Eventualmente, ele deu essa guitarra para seu bom amigo Zach Irons (filho do Jack Irons), que a transformou numa guitarra canhota. Ele ainda toca com ela até hoje.

Eu não me lembro de não usar a '62. Ele pode ter tentado usar a branca mais vezes em alguns shows só para poder usá-la ao vivo. Mas nunca houve nenhum problema com a de '62.

A propósito...
Zach Irons é muito talentoso. E toca numa banda chamada 'AWOLNATION'."

- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Dave Mail 04 - Janeiro de 2016
"Eis a história da Strat Olympic White '61. John tinha comprado a Strat de '63 com acabamento do Andy Brauer. Em algum momento ele quis uma "melhor". Eu avisei aos "irmãos Burst" do Guitar Center. Eles disseram que tinham uma '61 com uma "história". Essa é a história como eu me lembro. Eu não posso confirmá-la, mas aqui vai.

Eles disseram que a guitarra tinha pertencido a Neal Schon em algum momento. Que a chamou de "espancadora de esposa" porque ela estava bem gasta. Parecia uma velha camisa branca. Eventualmente ela acabou na coleção de Ritchie Sambora. Que (como me foi dito) a chamou de "espancadora de esposa" na frente da sua esposa (Heather Locklear) que não gostou do nome, e o mandou se livrar dela. E assim ela acabou no Guitar Center. Agora, essa é a história que eu ouvi. Eu não posso confirmar se é verdade ou não. John, inclusive, nunca chamou ela com esse nome (ele também não gostou muito dela). E também não quis que eu chamasse. Eu até tive que ser lembrado dessa história, porque eu tinha esquecido-a completamente. Eu acabei de falar com o gerente de turnê dos Peppers, Gage, e ele me lembrou de toda essa história."

- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Dave Mail 121 - Março de 2018



Pode ser que Frusciante use outras guitarras da sua grande coleção, contudo, em primeiro momento essas foram as quatro escolhidas por ele para seu retorno ao Red Hot Chili Peppers.

2 comentários:

  1. you have a couple items that need to be corrected.

    62 Strat: the pickguard is not original to the guitar. The original pickguard would have had a screw centered between the neck and middle pickup. This pickguard is either from 63/64 or is a reissue guard.

    the red start: white is the base coat. it is red over red. potentially fiesta over dakota. not red over olympic white.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you so much for this beautiful information. We'll do some more research and add them to the post.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...