31 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017


A retrospectiva da John Frusciante effects no nosso primeiro ano integral no ar. Tivemos em 2017 o lançamento dos álbuns Trickfinger II e Excalibur, do Black Knights - produzido por John Frusciante - e da música "Poem". Ao todo, Frusciante apareceu doze vezes, a maior parte delas em registros de Linda Ramone. No site, continuamos nossa série de perguntas a Dave Lee - onde tivemos excelentes histórias e preciosas informações -, trouxemos - com exclusividade - o verdadeiro motivo de "Dosed" ser tocada pela primeira vez ao vivo pelos Red Hot Chili Peppers e informamos que Frusciante não iria fazer a divulgação de Trickfinger II. Além disso, continuamos as nossas publicações de matérias, entrevistas, informações, fotos, vídeos e traduções - com esta foram 424 publicações, e 1 milhão 250 mil visualizações.

JANEIRO
John Frusciante e Keith "Tree" Barry - 14 de janeiro de 2017
John Frusciante aparece com uma guitarra autografada por ele - possivelmente para o Silverlake Conservatory - segurada por Keith "Tree" Barry (multi instrumentista que tocando trompete colaborou com o Red Hot Chili Peppers no final da década de 1980 e no começo da década de 1990).


- Emily Kokal cita John Frusciante em entrevista à Premier Guitar - 16 de janeiro de 2017
Emily Kokal contou para a Premier Guitar que John Frusciante que a explicou tecnicamente a maneira como ela tocava guitarra. Os dois tiveram um relacionamento por alguns anos durante a década de 2000. Frusciante foi um grande incentivador da vocalista e guitarrista do Warpaint, emprestando a ela sua Fender Jaguar de 1966 e posteriormente a presenteando com uma Fender Stratocaster da década de 1960, ele também mixou e masterizou o primeiro EP da banda - Exquisite Corpse - lançado em 2008.

Linda Ramone registra no snapgram ela e John Frusciante em um restaurante na noite de 23 de janeiro.



FEVEREIRO
No final da noite de 14 de fevereiro, Linda Ramone postou um vídeo no snapgram onde ela, John Frusciante, Marcia Pinna e JD King comemoram o Valentine's Day - dia dos namorados nos Estados Unidos e em alguns países.



A página Frusciante Moog anunciou no Facebook que Excalibur, terceiro álbum do Black Knights com a produção de John Frusciante, será lançado no dia 05 de março, curiosamente dia do aniversário de Frusciante.


Excalibur, terceiro álbum do Black Knights com a produção de John Frusciante, será mesmo lançado no dia 05 de março, confirmou a dupla pelo Facebook. Além disso, eles anunciaram uma apresentação no Gagarin em Tel Aviv em Israel no dia 04 de março.

Como prometido no Dave Mail à JFeffects, Dave Lee gravou um vídeo explicando a sua técnica desenvolvida para John Frusciante de como travar as cordas nas tarraxas vintage. Com uma Fender Stratocaster de Jesse Carmichael do Maroon 5, o ex-técnico de Frusciante demostrou esse truque em sua passagem junto a banda pela cidade de Milwaukee, em Wisconsin, nos Estados Unidos.



MARÇO
- John Frusciante jantando com amigos - 04 de março de 2017
John Frusciante jantando na madrugada de 04 de março de 2017 junto a Marcia Pinna (Aura T-09), Vicent Gallo, Linda Ramone e JD King - em vídeo postado no snapgram por Linda Ramone. Além deles, estão na mesa mais duas pessoas que aparentam ser o pai de John Frusciante - com o mesmo nome do filho - e sua atual esposa.


- Ned Evett fala sobre modificação em guitarra de Frusciante - 04 de março de 2017
Em entrevista para a Tone Report dessa primeira semana de março de 2017, Ned Evett - o guitarrista e inventor do braço fretless de vidro para violão e guitarra - falou sobre a modificação que ele realizou em uma Fender Stratocaster de 1959 com ponte fixa para John Frusciante que, por intermédio de Dave Lee, pediu para que ele adicionasse um o braço fretless de vidro na guitarra em setembro de 2006.

A página Frusciante Moog - mesma que anunciou que Excalibur, terceiro álbum do Black Knights, seria lançado no dia 05 de março - divulgou o tracklist do álbum que tem produção de John Frusciante. Além de produzir, Frusciante colaborou com a escrita da faixa "Head Above Water".

Foto postada por Linda Ramone para parabenizar John Frusciante. Junto a eles está Vicent Gallo - e a foto foi tirado por JD King, possivelmente no jantar na madrugada de 04 de março de 2017.


O guitarrista Josh Donald, admirador de John Frusciante, perguntou para a Fender Custom Shop pelo Facebook o motivo pelo qual eles ainda não tinham entrado em contato com Frusciante para fazer um modelo signature de sua Fender Stratocaster de 1962. Nessa conversa, que aconteceu em maio do ano passado, Josh obteve como resposta que "isto pode ser uma possibilidade no futuro".

"Se você me conhece, sabe que tenho uma obsessão doentia pelo Red Hot Chili Peppers, e vim pra LA só pra ver a apresentação deles. Se você conhece o Red Hot Chili Peppers, vai saber que esse foi o guitarrista da banda de 88-09 (também conhecido como o seu auge/melhor período de sempre). Ainda estou me recuperando de encontrá-lo em uma trilha aleatória."


No último dia 05 de março, os Black Knights se apresentaram em Tel Aviv, Israel. Nessa ocasião, Crisis e Rugged Monk falaram a alguns fãs sobre fazer música novamente com John Frusciante e também quanto a algumas músicas que não serão lançadas por enquanto. Esses fãs relataram o acontecido no grupo fechado no Facebook, denominado john frusciante.

- Excalibur do Black Knights está disponível! - 10 de março de 2017
Após cinco dias de atraso, Excalibur do Black Knights, terceiro álbum deles com a produção de John Frusciante, está disponível para audição e download digital. O duo disponibilizou, por meio do Bandcamp, o download digital em alta qualidade do álbum por 12 dólares (pouco mais de 38 reais na cotação na data da publicação). Entretanto, para quem não puder desembolsar esse dinheiro, a audição completa do álbum é gratuita.

Crisis e Rugged Monk, em postagem na página oficial do Black Knights no Facebook, anunciaram que vão se apresentar na América do Sul para promover Excalibur - o terceiro álbum deles com a produção de John Frusciante, lançado no último dia 05 de março. Sem mais detalhes, o duo se conteve em dizer que até o momento a próxima apresentação é na Argentina e que estão vindo "arrebentar" na parte sul do continente americano.

Carta escrita a lápis por John Frusciante para Bernard Sumner (New Order e Joy Division) foi colocada à venda por um leilão no eBay. A carta fazia parte da coleção do ex-gerente de turnê dos Red Hot Chili Peppers, Louie Matheu, que a guardou após enviá-la por fax. Nela, Frusciante fala com Bernard, entre outras coisas, os motivos por não ter ficado na Inglaterra para colaborar com o New Order e propõe outra solução para não perder a chance de tocar num disco deles.


Dave Lee foi assistir a última das três apresentações dos Chili Peppers no Staples Center, em Los Angeles, no dia 10 de março. Ele nos contou como foi rever os antigos amigos e colegas, e revela uma conversa que teve com John Frusciante sobre a composição de um dos maiores hits da banda, "The Zephyr Song".


"Tivemos o grande John Frusciante tocando música conosco durante anos. Um dia, ele se levantou e foi embora. Ele foi tipo: 'Certo, eu já estou cheio de fazer essa coisa de rock and roll' e nós: 'Ok, compreensível.' 'Josh [Klinghoffer], você se importa de tocar guitarra conosco?' E então tivemos todo esse novo reservatório de sangue derramado em nossa existência, e isso inspirou mais dois discos. Isso simplesmente continua acontecendo ao longo do caminho."


- A incrível história da Duo Sonic '61 - 30 de março de 2017
Dave Lee revela a história da Duo Sonic de John Frusciante, a guitarra que ele escreveu um dos clássicos do Red Hot Chili Peppers em outra época.



ABRIL
Crisis e Rugged Monk, em postagem na página oficial do Black Knights no Facebook, anunciaram que vão se apresentar no Beatflow, em Buenos Aires, na Argentina, às 19h do dia 26 de maio de 2017 para promover Excalibur - o terceiro álbum deles com a produção de John Frusciante, lançado no último dia 05 de março.





MAIO

Na noite de 28 de maio de 2017, praticamente 15 anos após o lançamento do álbum By The Way, os Red Hot Chili Peppers tocaram pela primeira vez ao vivo a música "Dosed" - completa -, isso aconteceu no show na Rogers Place em Edmonton no Canadá. Essa apresentação só foi possível com a participação de Zach Irons na guitarra junto a Josh Klinghoffer, já que a versão de estúdio gravada por John Frusciante possui quatro linhas de guitarra tocadas ao mesmo tempo.



JUNHO
"Quando eu entrei na banda, com exceção de talvez um show que eu tenha feito com alguém ou de quando Flea e eu estávamos tocando juntos com John Frusciante em um dos seus álbuns solo, e eu estava tocando bateria, Flea e eu não tínhamos tocado muito juntos, basicamente ainda estávamos formando esse relacionamento musical e eu acho que isso também seja algo raro."

No final de maio, os Red Hot Chili Peppers impressionaram todos os seus fãs ao redor do mundo, após 15 anos do lançamento do álbum By The Way, a música "Dosed" foi tocada completa ao vivo pela primeira vez. Entretanto, o real motivo da música ser tocada ao vivo foi explicado por Steven Schmidt, pai de Maggie Diane Schmidt.



John Frusciante lançará um novo álbum sob a alcunha de Trickfinger no dia 08 de setembro de 2017. Trickfinger II sairá pela Acid Test.



"Isso deveria ser C#?"



- Trickfinger II é anunciado pela Absurd Recordings com citação de Frusciante - 29 de junho de 2017
"Em minha opinião, fazer música sem a intenção de lançá-la é a melhor coisa que um músico pode fazer para seu próprio desenvolvimento, atualmente. O LP Trickfinger foi feito com essa mentalidade, e foi o começo de uma nova vida musical para mim. Quando eu o escuto, é como se eu estivesse abrindo portas para novos mundo, e eu nunca tive essa sensação ao escutar músicas que eu fiz com o propósito de lançar e vender."



JULHO
Trickfinger II, segundo álbum de John Frusciante sob a alcunha de Trickfinger, está na pré-venda da Amoeba Music no formato de vinil por US$ 27,98 e CD por US$14,48 - ou aguarde a data de lançamento, 08 de setembro, para obter a versão digital.

- John Frusciante não irá fazer a divulgação de Trickfinger II - 06 de julho de 2017
A Absurd Recordings informou à JFeffects que John Frusciante não irá fazer entrevistas ou qualquer tipo de divulgação para Trickfinger II, segundo álbum dele sob a alcunha de Trickfinger.

Chad Smith foi entrevistado por Eddie Trunk sobre por quanto tempo ele acha que os Red Hot Chili Peppers conseguirão continuar, principalmente pelo fato de suas apresentações ao vivo serem tão intensas.

- Josh Klinghoffer responde sobre uma possível volta de Frusciante aos Chili Peppers - 10 de julho de 2017
"Como eu disse, como eu já sabia e tinha um grande respeito pela forma como essa grande engrenagem funciona, eu fui capaz de me tornar parte dela, e talvez até ajudá-la a crescer. Há momentos em que ainda me sinto... Eu espero que o novo trabalho que fizermos, e a nova música que fizermos seja tão emocionante para algumas pessoas como algumas das coisas antigas. Eu não sei se isso é possível, alguns dos pontos altos alcançados por essa banda são simplesmente insuperáveis."

Em uma sessão perguntas e respostas no Twitter, Tom Morello revelou qual é o melhor guitarrista do Red Hot Chili Peppers em sua opinião. Os Chili Peppers já tiveram quase 10 guitarristas, entretanto apenas cinco gravaram álbuns com a banda - Hillel Slovak, Jack Sherman, John Frusciante, Dave Navarro e Josh Klinghoffer.

"Poem": nova música de John Frusciante - 10 de julho de 2017
John Frusciante divulgou "Poem" nos seus perfis do Soundcloud e BandCamp, você pode fazer o download gratuito da nova música em vários formatos pelo BandCamp e em um único formato no Soundcloud.



No quesito artistas e bandas mais ouvidos de rock no Brasil, os Red Hot Chili Peppers estão no 7° lugar da lista, com 4,6 milhões de fãs na plataforma. As músicas mais tocadas da banda em âmbito mundial são: "Scar Tissue", "Under The Bridge", "Californication", "Dani California", "Otherside", "Can't Stop", "Give It Away", "Snow ((Hey Oh))", "Dark Necessities" e "By The Way".

Como esperado, os Red Hot Chili Peppers entraram nessa lista, obtendo o 2° lugar entre o Top 20 Artistas de Rock mais ouvidos no Spofity no Brasil - e o 5° lugar entre o Top 20 Artistas de Rock mais ouvidos no Spofity Grobal. Isso demonstra que, proporcionalmente, os Chili Peppers são mais ouvidos pelos usuários do streaming no Brasil de que pela média geral obtida no mundo.

"Isso é conversa boba. Nós nunca realmente pensamos além do futuro próximo. Estamos em turnê agora, estamos com tudo, estamos sentindo o espírito e deixando a música nos guiar. Para ser honesto, desde o dia em que começamos essa banda há quase 35 anos, eu nunca soube o que iria acontecer ou qual era o próximo passo, e eu acho que o poder da banda vem disso, em só focar no momento, e em estar junto dessa energia que se move."

John Frusciante e fãs no Tributo a Johnny Ramone - evento que acontece na tarde de domingo no Hollywood Forever Cemitery, em Los Angeles nos Estados Unidos.



John Frusciante e Linda Ramone - 30 de julho de 2017
John Frusciante e Linda Ramone no Tributo a Johnny Ramone - evento que acontece na tarde no domingo, 30 de julho de 2017, no Hollywood Forever Cemitery, em Los Angeles nos Estados Unidos.


Patricia Pedrotti, uma fã brasileira de John Frusciante, conseguiu um autógrafo do músico em sua cópia de The Will To Death no Tributo a Johnny Ramone - evento que acontece na tarde de domingo no Hollywood Forever Cemitery, em Los Angeles nos Estados Unidos.



AGOSTO
"Depois dela ter dito isso o John passou bem na minha frente e sentou em uma das cadeiras para convidados, já que o evento estava começando. Eu abri minha mochila e tirei de dentro meu The Will To Death e minha sharpie e disse não muito alto "John...?". Sua namorada viu e apontou para mim. Ele imediatamente levantou e foi em minha direção. A partir daí é o que se pode ver no vídeo."

Emily Kokal, a frontwoman do Warpaint, falou sobre a influência e os instrumento recebidos de John Frusciante - com quem teve um relacionamento de 2004 à 2007 - em entrevista a MusicRadar em 17 de agosto de 2017.

Na carta, John Frusciante pede a Jimmy Page para tocar numa faixa do The Mars Volta com ele e o guitarrista da banda, Omar Rodriguez-Lopez. O período em ela foi escrita não é especificado, mas tudo leva a crer que foi após os shows do Red Hot Chili Peppers no Hyde Park em 2004 - em um deles Page estava presente. A colaboração aconteceria na música "L'Via L'Viaquez" do álbum Frances The Mute, entretanto, sem êxito no convite, Frusciante tocou dois solos na música e Omar um.


- Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt será prensado pela primeira vez em vinil - 25 de agosto de 2017
A Superior Viaduct irá prensar pela primeira vez em vinil Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt, lançado por John Frusciante em 1994. O álbum passou por uma cuidadosa remasterização que teve a aprovação de John Frusciante, e já pode ser adquirido na pré-venda em duas versões - que serão liberadas no dia 20 de outubro de 2017.


A Absurd Recordings divulgou trechos com dois minutos de cada música presente no álbum Trickfinger II, próximo lançamento de John Frusciante sob o nome de Trickfinger. O disco será lançado em 08 de setembro de 2017, pelo selo Acid Test, pertencente a gravadora



SETEMBRO 
 - John Frusciante no Aeroporto Internacional de Los Angeles - 01 de setembro de 2017
O usuário do Instagram @pelosinvida encontrou com John Frusciante no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Frusciante estava acompanhado por sua namorada Marcia Pinna, possivelmente o casal iria embarcar em um voo.


- John Frusciante em Pisa na Itália - 03 de setembro de 2017
O fã italiano Marco Salucci (@marcosalucci76) encontrou John Frusciante quando ele chegava na Itália pelo Aeroporto de Pisa, em Toscana, no dia 03 se setembro de 2017, e compartilhou a imagem por meio do Instagram.


Trickfinger II, terceiro lançamento de John Frusciante sob o nome de Trickfinger, já está disponível no Bandcamp com audição gratuita. O álbum foi disponibilizado para venda na plataforma no formato físico + digital (Digi-pack - MP3, FLAC e outros) por US$12,99 e apenas no formato digital por US$7,00.



- John Frusciante em Alghero na Itália - 11 de setembro de 2017
Gianfranco Derosas (@gianfranco_derosas) encontrou John Frusciante no Aeroporto de Alghero, em Sardenha, na Itália. Segundo Derosas, um amigo pessoal que trabalha no aluguel de carros na cidade reconheceu John Frusciante, que havia alugado um carro junto a namorada Marcia Pinna, e sabendo da paixão do amigo pelo músico o informou a hora da devolução do carro. Derosas estava lá no horário certo e encontrou Frusciante, que aceitou tirar uma foto e assinar a camiseta do filho dele, antes de embarcar em um voo.


- John Frusciante no Hollywood Bowl - 24 de setembro de 2017
Na noite de domingo, John Frusciante e Marcia Pinna estavam no Hollywood Bowl para assistir o show da cantora Solange Knowles junto a banda Blood Orange. O fã Aye-ron Yeadrow encontrou o casal no final do show e se conteve em somente agradecer Frusciante por ser sua inspiração no caminho da música.



OUTUBRO
É o primeiro registro profissional em vídeo que aconteceu de "They're Red Hot" em um show dos Chili Peppers - e um dos poucos de "Sir Psycho Sexy". Apesar do vídeo possuir alguns problemas, afinal, já se passaram 14 anos, a apresentação retoma ao clássico Live at Slane Castle - que aconteceu menos de um mês antes desta.

Uma semana antes de Chester Bennington deixar essa dimensão, ele e parte do Linkin Park gravaram o Carpool Karaoke com Ken Jeong. Pela morte do vocalista no dia 20 de julho de 2017, o programa foi liberado na tarde de 12 de outubro, com a aprovação da família, sendo uma forma de tributo a ele.



DEZEMBRO
John Frusciante e Linda Ramone curtindo o clima de natal, na madrugada de 11 de dezembro de 2017, no Ramones Ranch, em Hollywood Hills.


John Frusciante e amigos no Ramones Ranch - 11 de dezembro de 2017
John Frusciante junto a Vicent Gallo e JD King, na madrugada de 11 de dezembro, no Ramones Ranch em Hollywood Hills - em vídeo postado por Linda Ramone no snapgram.



Michael Beinhorn, antigo produtor dos Chili Peppers, disponibilizou esse mês uma gravação inédita da música "Good Time Boys", que é a canção de abertura do álbum Mother's Milk, primeiro de John Frusciante com a banda. Segundo ele, a faixa foi retirada de um ensaio aleatório em Los Angeles no ano de 1989.



Um novo documentário brasileiro com direção de Tadeu Tau está prestes a ser lançado com o apoio do RHCP Brasil. GET UP AND FUNK: APIMENTANDO A INDÚSTRIA CULTURAL fala sobre a força dos Chili Peppers na indústria musical e conta com participações de grandes nomes como PJ (Jota Quest), Luiz Thunderbird, Edgard Picolli, Gastão Moreira, Sarah Oliveira, Fabiana, Clemente, Egypcio (Tihuana), Nando Machado (Wikimetal) e o jornalista José Noberto Flesch.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...